domingo, 29 de março de 2009

Relacionar a psicologia do desenvolvimento com a educação ao longo da vida.


Segundo a descrição na hiperligação acima mencionada, a psicologia do desenvolvimento é o estudo cientifíco das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vída de uma pessoa.
Os psicólogos que estudam a psicologia do desenvolvimento costumam colocar as seguintes questões que eu acho pertinentes.
São as crianças qualitativamente diferentes dos adultos ou eles simplesmente não têm a mesma experiência dos adultos?
O desenvolvimento é direcionado pelo contexto social ou por algo dentro da criança?
Na minha opinião para além de o ser humano ser o complexo que é, devido à divisão de células e ao seu desenvolvimento genético, somos também seres racionais, com comportamentos, emoções, memória, linguagem, com pensamento lógico, somos únicos.
O ser humano tem uma identidade própria, valores, crenças herdadas da familia e de uma cultura específica, que nos torna diferentes dos outros seres vivos.
Desde que o ser humano nasce que a maturação biológica estabelece as pré condições para o desenvolvimento cognitivo, daí que as mudanças significativas sejam as qualitativas (qualidade). Nasce com inteligência que permite que o ser humano compreenda as suas atitudes e se adapte ao meio ambiente, este é um processo biológico. Mas as mudanças históricas nas sociedades produzem mudanças na natureza humana e contribuem para a compreensão do mundo. O desenvolvimento humano não pode ser separado do contexto social.
A educação familiar reforça os nossos comportamentos, assim como a experiência pessoal das vivências ao longo da vida. Os factores biológicos, os factores sociais e as experiências pessoais são os motores das mudanças inerentes a todos os processos de adaptação à vida.
Uma criança apresenta caracteristicas próprias da idade, Piaget demonstra que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é uma assimulação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
Estes aspectos são importantes para a educação, por exemplo a linguagem que utilizamos com uma criança de três anos não é a mesma que utilizamos para um jovem de doze anos.
Para Piaget são quatro os factores que influenciam o desenvolvimento humano, a hereditariedade, o crescimento orgânico (fisico), a maturação neurofisiológica (alfabetização), e o meio (estimulo ambiental).
No que me transformei? Esta questão é colocada porque o ser humano recebeu uma transmissão de informações genéticas mas que é assegurada por informações culturais, ou seja, a aprendizagem ao longo da vida permite ao ser humano concluir-se a si mesmo, este procura durante toda a vida ser algo que ele escolheu para si mesmo, este é um processo de educação que perdura ao longo da vida toda.
Este processo de educação ao longo da vida, inicia desde o nascimento até à morte do ser humano. O desenvolvimento deve ser entendido como uma globalidade.
A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget
Este autor divide os periodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que,por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
1º periodo: Sensório - motor (0-2 anos)
2º periodo: Pré - operatório (2-7 anos)
3º periodo: Operações concretas (7-12 anos)
4º periodo: Operações formais (12 em diante)
Segundo Piaget, cada periodo é caracterizado por aquilo que de melhor o individuo consegue fazer nessas faixas etárias.
Todos os individuos passam por estas fases, porém o inicio e o fim depende das caracteristicas biológicas e dos factores educacionais e sociais.

Bibliografia: Psicologia do desenvolvimento, Universidade Aberta.

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